domingo, 9 de janeiro de 2011

A Ordem dos Assassinos

Essa seita foi fundada no século 11 por Hassan ibn Sabbah, conhecido como o velho da montanha, que visava difundir uma nova linha do islamismo que ele mesmo criara.
O islamismo é uma das correntes do esoterismo islâmico que se encaixa no Islã xiita. Seus adeptos são também chamados septimâmicos por conhecerem os sete primeiros imãs do Islã xiita. Por que xiita? Após a morte do profeta Muhammad em 632 d.C. houve um cisma no islã por causa da escolha do líder. Uns queriam Ali que além de ser casado com Fátima, filha de Muhammad, era primo do profeta. Mas que assumiu foi Abu Bakr, pai de Ayesha, a esposa mais amada de Muhammad. Os partidários de Ali ficaram conhecidos como xiitas e os outros como sunitas.
Os assassinos têm origem entre os fatímidas - ligados ao islamismo, uma linha do Islã xiita que te, Ismail como o sétimo imã. Os membros dessa dinastia alegavam ser descendentes de Fátima, filha de Muhammad e de Ali ibn Abi Talib.
A dinastia fatímida foi fundada por Abayd Allah que vivia em Salamiyya, cidade síria de onde os ismailitas enviavam seus missionários para vários pontos do mundo islâmico com objetivos religiosos e políticos. Ubayd Allah mudou-se para o norte da África, aonde um dos seus missionários, Abu Abdallah, vinha obtendo bons resultados. Em 909 Abu toma Rakkada (capital dos Aglábidas, poderosa dinastia local) e em 910 recebe os títulos de mahdi e Amir al Mu'mini9n. Logo os fatímidas passam a controlar o Magrebe.
Em 921 Ubayd Allah fixa-se na cidade de al-Mahdiyah (cidade do Mahdi) na costa keste da Tunísia e ao sul de Sousse de onde pretendia conquistar o Egito, mas fracassou. Só em julho de 969 é que o general Djawhar, a serviço do califa al-Um'izz, conquista o Egito. Djawhar manda construir uma nova cidade, al Qahirah (a vitoriosa), hoje conhecida como o Cairo.
Durante o califado de al-Mu1izz os fatímidas dominam as cidades sagradas de Meca e Medina e as controlam até ao século 11. O sucessor de al-Mu'izz, o intolerante Al-Hakim, mandou destruir a Igreja Copta do Egito e a Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém. Em 1073, Badr al-Jemali aplica um golpe de estado no Cairo e toma poder. Em 1090 surge um problema na sucessão do trono do Egito, a califa fatímida al-Mostanser nomeara Nizar (seu filho mais velho), mas mudou de opinião a favor de al-Mustali (filho mais novo). Nizar revoltou-se e recebeu apoio do famoso Hassan Sabbah.
A seita dos Assassinos foi criada cinco anos antes da Primeira Cruzada. Depois que os Cruzados se instalaram na Terra Santa dividiram-se em reinos latinos. A região de atuação dos Assassinos ficava entre o Principado de Antioquia, o Condato de Trípoli e Império Seljúcida que correspondem às regiões da Síria e Líbano hoje. A hierarquia dos Templários e as vestes tiveram certa influência das usadas pelos Assassinos. No mapa atual a região onde atuaram os Assassinos durante seus 180 anos de existência abrange o sul da Turquia, o leste da Síria e o norte de Líbano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário